Talentos do Master dão show de manobras e amor ao surf em dois dias de altas ondas na Tiririca

Com excelentes condições de ondas, a Tiririca viu brilhar mais uma vez o talento dos atletas de 35 até mais de 60 anos

No feriado de 2 de julho, Itacaré recebeu o Festival da Independência promovido pela Federação Baiana de Surf. Esta etapa, válida pelo campeonato estadual de 2024, aconteceu durante dois dias e contou com cerca de 45 atletas, distribuídos nas categorias de surf Master (35+), Kahuna (+45) e Legend (+55), Longboard Open e Master e Bodyboard Feminino.

Na segunda-feira, dia 01, mesmo com períodos de chuva e muito vento, rolaram as baterias classificatórias. Já na terça, o sol voltou a marcar presença e as condições do mar melhoraram muito, favorecendo os atletas nas baterias finais.

Fortalecendo a presença do bodyboard feminino, que vem mantendo a sua constância nas etapas da FBSurf, Talita Dias e Liz Bensabath seguem na disputa acirrada pelo título 2024.

Alandreson Martins, local de Itacaré, campeão da etapa em três modalidades. Foto Romulo Cruz @surffotograf

De geração em geração

Com a presença de familiares e amigos do surf, os atletas das categorias Master mostraram o seu talento e os anos de experiência na prática do esporte. Com muito fôlego, os grandes mestres baianos demonstraram o motivo de merecer o nosso respeito e reconhecimento.

O clima de confraternização e celebração pode ser sentido na areia e também dentro da água, com um campeonato limpo, sem nenhuma intercorrência – e a sorte dos atletas poderem desfrutar da exclusividade de surfar na Tiririca com apenas quatro atletas na água!

Alandreson Martins, atleta local, foi o grande destaque do campeonato, faturando o título de campeão em três categorias: Master, Longboard e Longboard Master, confirmando a possibilidade de defender a delegação baiana no Campeonato Brasileiro de 2025, com grandes chances de título.

Outros atletas da atual delegação baiana também conquistaram seus lugares entres os melhores, como Wallace Sampaio, Jerônimo Bomfim e Paulo Falcon.

O Festival da Independência foi realizado pela FBSurf em parceria com a ASI (Associação de Surf de Itacaré), a ABBI (Associação de Bodyboard de Itacaré), Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré e Câmara de Vereadores de Itacaré, além dos parceiros Connect Telecom, Genesis Bodyboard, Aloha Creations, Bem Bolado, Surffotograf e empresários de Itacaré.

Bodyboard feminino, sempre atuante nas etapas do Baiano de Surf. Foto: Rômulo Cruz @surffotograf

CLASSIFICAÇÃO FINAL – FESTIVAL DA INDEPENDÊNCIA

Master (+35)
1 – Alandreson Martins
2 – Marcelo Alves
3 – Wallace Sampaio
4 – Beto Capelotte

Kahuna (+45)
1 – Jerônimo Bomfim
2 – Leandro Mendes
3 – Marcelo Bacana
4 – Tiago de Queiroz

Legend (+55)
1 – Paulo Falcon
2 – Gabriel Macedo
3 – Paulo Guilherme
4 – Auro Pisane

Longboard Open
1 – Alandreson Martins
2 – Ivanilson Silva
3 – Tarcizio Camois
4 – Bruno Vilanova

Longboard Master
1 – Alandreson Martins
2 – Bruno Vilanova
3 – Fabio Celestino

Bodyboard Feminino
1 – Talita Dias
2 – Liz Bensabath
3 – Thianda Mayrink
4 – Alessandra Leal