A atleta Maria Eduarda mais uma vez em destaque na competição. Foto Romulo Cruz.

Praia da Tiririca com lotação máxima em etapa de surf que reuniu atletas de todas as gerações

Mais uma etapa do Baiano de Surf reuniu os atletas da Base, Master e Bodyboard pela disputa da consolidação de suas classificações no ranking anual

Em dois dias de muito sol e areia lotada por conta do feriado prolongado, a Praia da Tiririca ostentou toda a sua beleza e mostrou porque é considerada um dos principais palcos do surf mundial. Nos dias 14 e 15 de novembro, cerca de 80 atletas do surf, de todas as idades – desde o Sub 08 até os sexagenários da categoria Legend, deram um show de manobras nas ondas e de muita parceria e celebração fora delas.

Os competidores, vindos de 10 municípios da Bahia – desde Mata de São João até Santa Cruz Cabrália, além de uma atleta de Florianópolis, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18, Surf Feminino, Open e Master (acima de 35), Kahuna (acima de 45) e Legend (acima de 55 anos). Na sequência, foi a vez do Bodyboard, que também celebrou a participação de cerca de 70 atletas, incluindo as categorias Amador, Profissional e Master. No total, Itacaré recebeu cerca de 150 atletas para uma grande festa no mar.

As baterias classificatórias do primeiro dia enfrentaram um início complicado, com a maré baixa e ondas mais inconsistentes. As condições do mar foram melhorando ao longo do dia, assim como as disputadas, com todos os atletas entregando o seu melhor surf.

Na sexta-feira aconteceram as grandes finais, com destaque para Alandreson Martins, local de Itacaré, conquistando o primeiro lugar das categorias Open e Master (acima de 35 anos). Vários atletas, como Gonçalo de Brito, Yan Rodrigues e Brayan Pessoa subiram mais de uma vez no pódio, em duas categorias diferentes. A atleta Anahí Botelho (Maraú) disputou as categorias mistas do Sub 8 e do Sub 10, levando a melhor na Sub 8 e ficando em 4º lugar na Sub 10.

Organizada pela Federação Baiana de Surf, ASI (Associação de Surf de Itacaré) e ABBI (Associação de Bodyboard de Itacaré), com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Itacaré, esta etapa consolidou a importância da união das entidades para entregar um calendário repleto de eventos ao longo do ano.

Marcelo Alves, campeão da etapa na Kahuna e Vice-Campeão Brasileiro 2024 na mesma categoria. Foto Romulo Cruz.

Destaques do Campeonato Brasileiro nas ondas da Tiririca

Fortalecendo as baterias das categorias Master e Kahuna, a competição contou com a presença de Wallace Sampaio, campeão brasileiro 2024 da Master, e também Marcelo Alves, vice-campeão brasileiro 2024 da Grand Kahuna. O Campeonato Brasileiro é promovido pela CBSurf e os atletas da Bahia foram destaque ao longo do ano.

Durante o evento, Wallace Sampaio e Marcelo Alves foram homenageados pela Federação Baiana de Surf com um certificado e também kits oferecidos pelos apoiadores da entidade.

Tivemos a honra de receber o Campeão Mundial Uri Valadão, mais conhecido como baiano voador. Foto Fabriciano Junior.
Tivemos a honra de receber o Campeão Mundial Uri Valadão, mais conhecido como baiano voador. Foto Fabriciano Junior.

Participações ilustres nas baterias do Bodyboard

Itacaré também recebeu cerca de 70 atletas do bodyboard, vindo de várias cidades da Bahia como Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari, Canavieiras, Ilhéus e atletas locais. Este é o evento de estreia da Associação de Bodyboard de Itacaré, em parceria com a FBSurf, FEBEB e ASI e o apoio da SUDESB e Prefeitura de Itacaré.

Os atletas disputaram sete categorias (profissional feminino e masculino, open masculino e feminino, sub 16, master masculino e a categoria social local, com isenção de taxa de inscrição). Destaque para a participação do campeão mundial Uri Valadão, da campeã brasileira Juliana Dourado e da campeã Pan americana Maylla Venturin, além de inúmeros outros atletas de alto nível.

Cultura Oceânica

O mar é o lar do surfista e por isso o trabalho de educação ambiental é fundamental, para desenvolver o respeito pela natureza e transformar os atletas em agentes multiplicadores desta consciência e postura ativa.

Nesta etapa, contamos com a presença de dois projetos incríveis que promovem a cultura oceânica através desta troca de conhecimento: o Projeto Baleia Jubarte e o projeto Ciência é Minha Praia. Durante três dias, atletas e o público da praia puderam explorar o mundo da biologia marinha de uma forma única, com atividades interativas para todas as idades, incluindo um aquário de toque e a exposição de espécies locais.

Encerramento do Circuito Baiano: Praia do Forte e Itacaré

O Circuito Baiano é um dos calendários mais robustos do Brasil, com a previsão de 10 etapas para 2024. As próximas três acontecem na Praia do Forte, com as categorias de Base, Profissional, Feminino e Master/Kahuna/Legend, entre os dias 22 a 24/11 (1ª Etapa), 29/11 a 01/12 (2ª Etapa) e 13 a 15/12 (3ª Etapa).

E fechando em grande estilo, a última etapa acontece nos dias 20 e 21 de dezembro na Tiririca, sede da Associação de Surf de Itacaré, que celebra 35 anos de atividade com uma grande festa de surf (categorias de base e profissional), música e atividades de conscientização ambiental e cultura oceânica.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – ETAPA ITACARÉ

Sub 08
1 – Anahí Botelho
2 – Gustavo Dias
3 – Miguel Rodriguez
4 – Antony Pessoa

Sub 10
1 – Rudá Nascimento
2 – Yan Reis
3 – Rafa Galeno
4 – Anahí Botelho

Sub 12
1 – João Jesus
2 – Ruda Nascimento
3 – Rafael Galeno
4 – Bernardo Lerner

Sub 14
1 – Bernardo Bicalho
2 – Guilherme Simões
3 – Yan Rodrigues
4 – Jean Matos

Sub 16
1 – Yan Rodrigues
2 – Gabriel Leal
3 – Brayan Pessoa
4 – Numa Liory

Sub 18
1 – Miguel Cerqueira
2 – Gonçalo de Brito
3 – Brayan Pessoa
4 – Felipe Guerreiro

Feminino
1 – Maria Eduarda
2 – Amanda Lost
3 – Luna Jin ly
4 – Rosie Read

Open
1 – Alandreson Martins
2 – Gonçalo de Brito
3 – Nicolas Carvalho
4 – Davi Silva

Master
1 – Alanderson Martins
2 – Wallace Sampaio
3 – Marcelo Alves
4 – Jean Pessoa

Kahuna
1 – Marcelo Alves
2 – Janie Cardoso
3 – Jr Man
4 – Robson Vinhas

Legend
1 – Gabriel Macedo
2 – Paulo Falcon
3 – Ricardo Matos

Bodyboard Profissional Feminino
1 – Juliana Dourado
2 – Talita Dias
3 – Maylla Venturin
4 – Thaís Morato

Bodyboard Profissional Masculino
1 – Manuel Neto
2 – Lucas Rodrigues
3 – Everton Muniz
3 – Nadson Negale 

Open Masculino
1 – Rodrigo Santos
2 – Jorge Gato
3 – André Souza
4 – Polho Tavares

Open Feminino
1 – Liz Bensabath
2 – Talita Dias
3 – Ale Nahra
4 – Thaís Morato

Master
1 – Glauber Santiago
2 – Vinicius Alvim
3 – Emerson Souza
4 – Gabriel Alvim

Sub 16
1 – Douglas Salvador
2 – Loize Gabriele

Social Local
1 – Loize Gabriele
2- Lauana Almeida
3 – Maysan
4 – Mariana Rodrigues