Decisão na Etapa final do CBSurf Júnior Tour em Salvador e a Equipe Baiana é vice campeã da etapa

48373003_1930219033694388_8812786142748344320_n
Cerimonial de abertura. Foto: Mateus Carvalho e Aleko Stergiou

Surfistas de nove estados participaram no último sábado (15), da cerimônia de abertura da quarta e última etapa do CBSurf Junior Tour, realizada no centro de treinamento HCT, na Praia do Flamengo, em Salvador (BA).

A equipe baiana foi composta por Davi Silva, Diogo Santos, Darlan Marques, Antônio Vinícius, Jerônimo Barros, Taiwan Chan, Bruno Marroche, Breno Mattos, Gustavo Neves, Thyago Nunes, Hawaii Chan, Lázaro Nunes, Felipe Guerreiro, Pedro Silvestre, Gabriel Guerreiro, Victor Gabriel, Kaio Silva, Matheus neves, Potira Castaman, Catarina Lorenzo, Maria Eduarda e Samira Vitória.

IMG-20181216-WA0003
Delegação Baiana. Foto: Divulgação

Na Sub 18, os destaques ficaram por conta de Leo Casal (SC) e Taiwan Chan (BA), que tiveram as melhores performances do primeiro dia na categoria e avançaram às semifinais. Mas na briga pelo título da Sub 18, o catarinense Leonardo Barcelos parou no segundo round e Felipe Alves (PB) foi barrado na segunda semifinal, deixando a briga pelo título entre  Leo Casal (SC) e Mateus Sena (RN), que levou a melhor na grande final, sagrando-se campeão brasileiro da categoria.

03
Diogo Santos e Marcelo Barros. Foto: divulgação

O Masculino Sub 16 reservou grandes momentos ao bom público presente que vibrou com a excelente performance de Heitor Mueller (SC), que fez a melhor bateria do round 1. No segundo round, Mateus Sena (RN) mostrou por que foi o melhor brasileiro no último Mundial da ISA, fazendo o melhor somatório do dia entre todas as categorias com 15.57 pontos em 20 possíveis. Com a passagem para as semifinais e a desclassificação de Luiz Mendes (SC), seu único concorrente ao título da temporada no segundo round, Mateus Sena (RN) sagrou-se, por antecipação, o novo campeão brasileiro também na Sub 16, onde o destaque baiano na etapa ficou por conta de Diego Santos que chegou até a bateria decisiva, finalizando na quarta posição, somando 729 pontos para a Equipe Baiana na classificação geral.

06
Pódio Sub 16. Foto Matheus Cardoso

A categoria Sub 14 mostrou a qualidade da nova geração do surfe brasileiro, e já no primeiro round, todos se impressionaram com as performances de Yuri Barros(PB), Leo Casal (SC), Rodrigo Saldanha (SP) e principalmente Ryan Kainalo (SP), que com 15.34 fez a segunda melhor pontuação do dia. No segundo round, Yuri, Rodrigo e Ryan confirmaram a boa fase e também foram os destaques no avanço às semifinais.

As disputas no feminino que só aconteceram neste domindo, tanto a Sub 16 quanto a Sub 18 feminina tinham títulos em aberto e Julia Duarte (RJ) venceu a Júnior para tomar a liderança e impedir o bi Sub 18 Tainá Hinckel, catarinense ausente na etapa mas que mesmo assim finalizou com seu segundo titulo Sub 16 que apenas Isabela Saldanha evitaria se vencesse a etapa entre as Mirins.

05
Pódio Sub 16 Fem. Foto Matheus Cardoso

Na categoria Sub 18 a Bahia foi representada apenas por Potira Castaman, que foi barrada na segunda semifinal, encerrando sua participação na quinta colocação no geral. Já na Sub 16 tivemos o maior contingente feminino e o grande destaque entre as atletas baianas foi Sol Carrion que chegou até o confronto final, terminando na quarta posição na etapa, somando também 729 pontos no ranking geral.

04
Sol Carrion. Foto divulgação

Com os bons resultados obtidos a Equipe Baiana acaba de sagrar-se a Vice Campeã Brasileira de Surf Amador da IV etapa, somando mais 900 pontos no ranking geral terminando o circuito na sexta posição.

07
Pódio das equipes. Foto: Matheus Cardoso

Na oportunidade a Diretoria da Federação Baiana de Surf só tem agradecer o empenho e dedicação de todos os atletas e familiares que são a verdadeira energia propulsora do surf  e tornaram possível essa conquista, assim como o empenho e trabalho de cada membro da diretoria no papel de suas funções e em especial ao Diretor da SUDESB, o Sr, Elias Dourado pelo apoio com passagens e transporte de toda delegação baiana para as etapas de Pernambuco e São Paulo e para finalizar o nosso agradecimento especial também ao empresário Amilton Cruz, quem vem apoiando o surf baiano nos últimos 12 anos, através da Surf Wear TRIP BRASIL, que nos concedeu os uniformes para cada uma das etapas que a equipe baiana competiu.

Fica aqui registrado nosso MUITO OBRIGADO em nome de todas as filiadas, federados, produtores, árbitros e membros da Diretoria Executiva da Federação Baiana de Surf, esperamos ter a honra e o privilégio de contar com a participação de cada um de vocês novamente em 2019.

Forte abraço e um Feliz Natal e ótimo 2019 a todos!
                                                 
Ricardo Luz
Vice Presidente | FBS