A Diretoria da Federação Baiana de Surf se reuniu com o Prefeito Antônio de Anisio, O Secretário de Esportes Diego Augusto, o Produtor de Eventos Cleber Miranda e o representante da WSL – Word Surf League, Roberto Perdigão para tratativas do WQS Mundial que deve acontecer em Itacaré entre os dias 16 a 21 de outubro.
O Presidente Marcelo Barros abriu a reunião agradecendo ao Prefeito Antônio de Anisio pela realização do NEUTROX Weekend Mundial Feminino, realizado na Praia da Tiririca, que se consolida como palco Mundial de Surf, e esse evento teve características bem diferente pois, foram realizadas varias atividades com foco no empoderamento das mulheres, e as ações foram realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social sob o comando de Patrícia Leal e sua equipe.
O Prefeito colocou as dificuldades por que passa o país e pediu a WSL e a FBSURF um entendimento para encontrar um caminho que minimize custos sem comprometer o sucesso do Evento. Será criada uma comissão para agilizar as ações e resolver as questões burocráticas e avançar na organização e planejamento dos trabalhos até a data do Mundial. O representante da WSL Roberto Perdigão, reconhece o momento difícil e pontuou que é importante a junção do poder público com a Federação Baiana e ASI para caminhar unidos pelo sucesso e continuidade do Mundial em Itacaré, ainda destacou a experiência da ASI que já realizou 6 mundiais e que a Federação Baiana tem papel fundamental na organização dos trabalhos.
O Presidente Marcelo, colocou a questão da Homologação do Evento pela Federação que é a entidade no Estado que tem autoridade para fazê-lo, lembrando que as Taxas de Homologação da Federação garantidas pelo livro de regras é de 20% dos valores da inscrição e a Associação de Surf de Itacaré tem direito a 10% dos respectivos valores das inscrições. Ainda relatou o Presidente que tanto a Federação quanto a ASI tem seu projetos e pendências e esses eventos são de suma importância para as entidades fazerem caixa para atender às suas necessidades e demandas.
Quarta feira (25) haverá outra reunião da Federação com representantes do governo municipal para dar início aos trabalhos visando acelerar a resolução de pendências.