Em 21 de julho de 1976, por iniciativa de alguns jovens visionários como Luis Carlos de Almeida, Carlos Morais, Cly Loylie, Lapão, Fredão Tambon, Dimitrius Levendakus, Paulo Sérgio Avena, Grilo, Fred Biscaia, Tourão, Valtinho, Américo, dentre outros surfistas protagonistas, nasceu uma das primeiras Federações de Surf no Brasil, ou seja, a Federação Baiana de Surf – FBSurf.
Desde então vem promovendo o Circuito Baiano de Surf Profissional e Amador, tendo como principal objetivo planejar, administrar e fomentar o surf na Bahia.
A FBSurf é o órgão máximo do esporte no Estado, sendo, portanto a única entidade com autoridade para gerenciar e determinar os critérios de homologação e organização de todas as competições profissionais e amadoras realizadas na Bahia, definindo os padrões técnicos das competições. Somos filiados e reconhecidos pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf – onde conquistamos por duas vezes o título de campeã brasileira por equipes em 2006 e 2015.
Nesta gestão, a FBSurf vem se organizando para alcançar novos e maiores objetivos, com uma atuação focada no profissionalismo e na transparência, em busca de alavancar novos talentos neste novo esporte olímpico.